top of page

SOBRE

COORDENAÇÃO

Rubens de Toledo Junior
Unila

COMISSÃO CIENTÍFICA

 

MONITORES

PROMOÇÃO:                               APOIO:

Leandro Trevisan - Unila
Marcia Ap. Procopio da S. Scheer – Unila
Marcos Xavier - Unila
Roberto França da Silva Jr - Unila
Samuel Adami - Unila

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

Adriana Bernardes - Unicamp
Fábio Contel - USP
Leandro Trevisan - Unila
Marcia Ap. Procopio da S. Scheer - Unila
Márcio Cataia - Unicamp
Marcos Xavier - Unila
Maria Adélia de Souza - USP
Roberto França da Silva Jr - Unila
Rubens de Toledo Junior - Unila
Samuel Adami - Unila

 

Dalila Tavares Garcia - Unila

Daniel Lopes de Sousa - Unila

Elias Gomes da Silva - Unila

Luiz Felipe Rodrigues - Unila

​SOBRE A GEOGRAFIA E DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES

No evento pretendemos incentivar o diálogo e o debate entre as diversas áreas do conhecimento, provocando discussões acerca das diversas abordagens do uso do território nas diversas disciplinas.


A partir da abordagem multidisciplinar pretendemos colaborar par a construção da multidisciplinaridade nos temas selecionados para compor as mesas do encontro.

A promoção deste evento na UNILA, através da abordagem multidisciplinar do conhecimento geográfico, é uma colaboração efetiva para a construção da interdisciplinaridade nos estudos de temas relacionados ao espaço geográfico, e portanto, do uso do território.

 

Dessa forma pretendemos colaborar para a consolidação de um dos pilares do projeto da UNILA, que é a construção da interdisciplinaridade e o aprofundamento do conhecimento sobre a América Latina.

 

A proposta de uma universidade como a UNILA está firmada no tripé integração, bilinguismo e interdisciplinaridade. No encontro Geografia e Diálogos Interdisciplinares, embora também discuta a integração territorial e continental, será dada ênfase ao problema da interdisciplinaridade.


No âmbito do debate geográfico tal discussão não é nova. Ao longo do século XX  muitos muitos consideraram a geografia como sendo um campo interdisciplinar. No entanto, esse assunto sempre foi polêmico, e o entendimento de que a geografia seria interdisciplinar é incompatível com grande parte das correntes de pensamento geográfico que surgiram a partir da segunda metade do século XX.

 

Uma interpretação que nega de forma contundente a ideia da geografia como campo interdisciplinar está na obra Por Uma Geografia Nova, de Milton Santos, de cunho crítico e marxista, onde o autor relata como as diversas tentativas de criação de interdisciplinaridade no interior da geografia resultaram em fracasso. Por outro lado, Milton Santos nos mostra como se dão as inter-relações e mútuas contribuições entre a geografia com outras disciplinas.


A interação entre os diferentes campos do conhecimento, incluindo as mútuas colaborações entre diferentes disciplinas, sempre foi útil para a evolução destas. É este o debate que propomos.


Neste encontro, que realizaremos na UNILA, será criado um espaço de discussão e compartilhamento de estudos e pesquisas entre a geografia e outras áreas do conhecimento, sobre assuntos relevantes para o entendimento do território e sociedade dos dias de hoje. 

 

bottom of page